Home Escola Fotos Vídeos Oficinas Depoimentos Convênio Empresarial Informativos Contato

Dicas para adaptação da criança na Escola

Chegou a hora de colocar seu filho na escola, nem sempre isso acontece de forma tranqüila, afinal a rotina da criança vai mudar, ela passará a conviver com pessoas fora do ambiente familiar, pais e filhos precisam estar preparados para essa mudança.

Algumas dicas que podem ajudar nesse momento:

*Procure transmitir confiança na escola, afinal, é aquela que você escolheu, depois de muito pesquisar, para cuidar do seu filho. Se você estiver bem em relação a ela, o seu filho também estará.

*A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;

*A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;

*A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo;

*O choro na hora da separação é freqüente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;

*Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. *Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;

*Nunca saia escondida de seu filho. Despeça-se naturalmente e fale que virá buscá-lo.

*Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;

*Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, na escola todas as crianças são iguais.

*Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;

*O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;

*Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola; deixe ela falar naturalmente, aproveite o momento para ressaltar os pontos positivos de ir para a escola: novos amigos, brincadeiras, aprendizagens.

*Deixe a criança levar um brinquedo ou objeto que ela costuma usar: cobertor, travesseiro, boneca, ursinho, fralda etc, isso a deixará mais segura no novo ambiente.

*Durante o período de adaptação e importante buscar a criança um pouco antes das outras, para que ela não pense: minha mãe não vem me buscar!